Dois dias de Skate em grande estilo na Fase Final A dos JEPs 2017
Velocidade e precisão em manobras arriscadas no Skate marcaram os dois últimos dias da fase final da Classe A (15 a 17 anos) dos Jogos Escolares disputados no município de Apucarana. 32 dos principais alunos-atletas de 21 instituições de ensino paranaenses deram show de estilo no Centro da Juventude Alex Mazaron, sede das competições da modalidade mais radical dos JEPs.
A sexta-feira começou com a disputa do “Game of Skate”, uma verdadeira batalha entre skatistas que precisavam reproduzir manobras em alto nível realizadas por seus adversários em baterias eliminatórias. Entre “Ollies”(saltos) e “Flips” (giros) realizados na base regular ou no “switchstance” (se você for destro, imagine escrever com a mão esquerda), o nível das manobras foi se tornando cada vez mais alto até que apenas 2 finalistas lutariam pela medalha de ouro.
A honra de conquistar a primeira medalha dourada no skate ficou para William Pinheiro de Oliveira, aluno do CE Itacelina Bittencourt, de Cianorte, que derrotou Christopher Basso Sales, do CE Prof. Maria Helena Luciano, de Pontal do Paraná, na bateria decisiva. Rivalidade? Nada disso! O grande diferencial do skate é ver cada atleta comemorando com seus colegas de modalidade em uma grande confraternização.
Ambos chegaram à 3,40m de distância em Ollies impressionantes que levantaram aplausos dos colegas de “carrinho”. Mas apenas um deles poderia levar o ouro desta prova. Melhor para Jackson, que no desempate, ampliou o recorde dos JEPs para 3,50, e colocou seu nome na galeria de campeões dos Jogos Escolares do Paraná. Como se não estivesse satisfeito com a marca obtida, Jackson ainda conquistou mais uma medalha de ouro, mas dessa vez no Ollie em Altura, prova na qual saltou o sarrafo na marcação de 85 centímetros de altura, voltando perfeitamente ao chão em cima do skate.
O último dia de competições do Skate, e também dos JEPs, aconteceu neste sábado com as provas de “Best Trick em Altura” e “Best Trick em Distância”. Se no primeiro dia, o foco era o Ollie perfeito, agora todos os skatistas estavam livres para fazer suas melhores manobras, unindo criatividade e precisão. E se teve um município que se destacou nestes dois quesitos foi Cianorte, que teve campeões nas duas provas.
Na “Best Trick em Altura”, mais uma vitória para William Pinheiro de Oliveira, que coletou sua segunda medalha de ouro nos Jogos Escolares do Paraná em 2017, ao aplicar um “Switchstance Foot Flip”, considerado pelos árbitros como a melhor manobra da 4ª prova da modalidade. Já na “Best Trick em Distância” foi a vez de Felipe Rocha Bandeira, aluno do Colégio Estadual Cianorte levar a melhor, ao praticar um “Nollie Backside Heelflip”, que pelos critérios da arbitragem, foi a manobra executada com maior perfeição entre todos os atletas.
www.facebook.com/
COM/JEPS:
Vinicius Araujo
as.viniciusaraujo@gmail.com
(41) 99847-9493